Dicas para economizar combustível

O portal Carsale listou 18 itens que podem contribuir para essa economia. Ações como manutenção em dia, planejamento de itinerário e evitar ações como arrancadas podem contribuir para você gastar 20% a menos nos postos de combustíveis.

Confira aqui 18 dicas de como economizar combustível no seu dia a dia, recomendadas pelo Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet). Seguindo estas orientações, você poderá ter uma redução de até 20% no consumo de seu automóvel:

1)    Antes de sair de casa, planeje o itinerário. Evite as vias mais congestionadas, mesmo que isso aumente seu percurso em alguns quilômetros.

2)    Ao ligar o carro pela primeira vez de manhã, não deixe o motor funcionando para aquecê-lo. Saia logo com o veículo e deixe-o esquentar enquanto você roda.

3)    Ao dirigir, pressione o acelerador de modo suave e evite as aceleradas entre as mudanças de marchas enquanto estiver pisando na embreagem.

4)    Não estique as marchas. Trocá-las na rotação correta (entre 2.000 rpm e 3.000 rpm) do motor reduz o consumo.

5)    Ao avistar um sinal vermelho, tire logo o pé do acelerador. Com isso, você economiza combustível e prolonga a vida útil dos freios.

6)    Evite ficar parado com o motor ligado por mais de dois minutos em congestionamentos. Você gasta menos combustível se desligar o carro e ligá-lo novamente.

7)    Arrancadas e freadas bruscas aumentam o consumo, causam desgate prematuro do veículo e podem provocar acidentes.

8)    Não dirija em alta velocidade. O consumo a 100 km/h pode ser até 20% maior que a 80 km/h. Dirigir em velocidade moderada é mais seguro e econômico.

9)    Não dê bombeadas no acelerador ao ligar ou desligar o carro. Assim você evita desperdício de combustível e poupa o motor.

10)    Não use o carro para ir a lugares próximos. Vá a pé ou de bicicleta.

11)     Sempre que possível deixe o carro na garagem e dê preferência ao transporte coletivo.

12)    Mantenha o motor do carro sempre regulado. Assim, você não queima dinheiro e não polui o meio ambiente.

13)    Mantenha os pneus sempre calibrados, a direção alinhada e as rodas balanceadas. Pneus descalibrados podem aumentar em até 10% o consumo de combustível.

14)    Troque sempre no prazo correto os cabos, as velas e demais componentes do sistema de ignição, mantendo-os em boas condições de uso. E também o óleo do motor e filtros de óleo e de ar.

15)    Verifique periodicamente os freios do carro. Às vezes eles podem travar parcialmente as rodas, e você estará desperdiçando combustível.

16)    Não carregue peso desnecessário no porta-malas nem sobrecarregue o carro. Isso força o motor e aumenta o consumo. Para cada 50 kg de peso extra, o consumo pode aumentar 1%.

17)    Cargas volumosas no bagageiro de teto criam resistência ao deslocamento do veículo e aumentam o consumo.

18)    Procure estacionar o veículo protegido do sol, evitando perdas de combustível por evaporação.

 

 


Voltar